sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Primeiro Dia de Aula

Então antes d'ontem comecei a dar aulas. Dependendo de como conta, depois de 4 ou 12 meses. Gostei. Há problemas? Claro que há. A faculdade é longe dos grandes centros urbanos e de pesquisa. A gente sente isso. Mas senti garra de conhecer mais sobre o que acontece nesses centros, especialmente na sala de aula propriamente dita.

Outro problema, que eu modestamente já tinha diagnosticado na época da Resolução 3045, que me permitiu fazer uns cursos fora da minha faculdade lá pros idos da 9ª década do século passado, é que as pessoas ainda pensam em termos de disciplina. O conhecimento já é transdisciplinar não é de hoje, você sabe. Então toda aquele conversa de grade curricular - o termo é corretíssimo, é uma grade mesmo - fica um pouco démodé.

Com os alunos é muito divertido, pois eles tentam pensar em termos de grade, mas você nota o esforço, o desconforto. Como se houvesse algo fora do lugar, algo inadequado. Vestindo uma roupa muito justa, ou de tecido muito duro. Estão corretos, pois se as disciplinas deram forma ao conhecimento social na virada do século XIX para o XX, elas hoje são camisas-de-força que as instituições de ponta vão se livrando sem traumas.

Nenhum comentário: